Wednesday, February 23, 2011

Passo a Passo: mini álbum para fotos 10x15

Fiquei pensando em alguma coisa para comemorar o aniver do blog, ia fazer um sorteio, mas queria fazer alguma coisa diferente. Resolvi dar um presente para todo mundo que passa por aqui: um passo a passo! Todo mundo gosta, né? Então, vamos lá!

Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito distante... hahaha!

Em 2007, quando eu ainda morava em Fortaleza, eu inventei esse mini álbum, que é feito aproveitando os plásticos daqueles álbuns que a gente ganhava quando revelava fotos. Hoje não sei de nenhuma loja que ainda fornece esse tipo de álbum, que saudades! Fiz muuuuitos álbuns usando aqueles plásticos! Bom, continuando a a história, em 2007 eu fiz uma passo a passo desse mini álbum para o Scrapdiary, e recentemente descobri que a postagem do blog sobre isso é uma das mais visitadas até hoje! Só que o PAP está só no Scrapdiary, então, resolvi postar aqui também. Espero que vocês gostem!

Ah, e quem souber de alguma lugar que vende esses plásticos, ou alguma loja de revelação que ainda tenha esses álbuns de papel, me avisa, please!

Material:


2 pedaços de papelão 11x16cm
1 pedaço de papelão 2x16cm (para lombada)
1 cardstock 9x20cm (para lombada)
1 cardstock 10x24cm (parte interna)
2 papéis decorados 0X20cm (capa e contra capa)
Ilhós gigante
50cm de fita

Passar cola com uma esponjinha no pedaço menor de papelão

 Com auxílio da régua, centralizar o papelão no pedaço menor de cardstock




Fixar bem com a ajuda de um paninho ou rolinho de borracha.



 Com a régua, posicionar a capa de papelão a 6mm de distância da lombada. Marcar com lápis até onde o papel da lombada alcança, para depois passar cola só nessa área.


 Passar cola com a esponjinha e colar


 Fazer o mesmo com a contra capa. A distância entre os papelões maiores e a lombada é aproximadamente 6mm. Vai ficar assim:


Passar cola no papelão e colar o papel decorado


Fixar bem o papel com um paninho ou rolo de borracha. Colar o papel decorado na capa e contra capa, vai ficar assim:


Cortar os cantinhos, assim:

 Passar o boleador no papel, onde vai ser dobrado


Passar cola no papel, dobrar e colar todos os lados.


O acabamento é assim:

 
Passar cola no pedaço maior de cardstock e colar na parte interna, centralizando.




Retire com cuidado o miolo de plásticos do álbum da loja de fotos

 

 Coloque um pedaço de fita dupla face na parte interna da lombada, e fixe os plásticos, centralizando.
 Faça dois furos com o crop a dile.


 Se quiser, pode colocar um ilhós grande.

 O que fixa os plásticos no álbum é uma fita de tecido, não a dupla face. Passe a fita pelos furos...


 E faça um lacinho para acabamento!


 Agora é só enfeitar a capa e está pronto


E aí, legal?
Beijos!

26 comments:

Rosana Garcia Hess said...

muito fofo...semana passada consegui um álbum destes aqui no Walmart (Curitiba)

kisses
Rosana

Cores de Anas said...

Oiiii Dé, PAP é tudo de bom!!!!! esclarece as dúvidas e nos auxiliam nas produções. Adorei as dicas do caderno e também do álbum 10x15. PARABÉNS pelos 4 anos de blog, desejo a você muito SUCESSO, continue brilhando nas suas criações.

Bjinhos

Maria Teresa

TROCANDO IDEIAS! said...

Amei, amei e amei...
Só não entendi que papelão é esse onde vc cola os cardstocks...será o papel paraná:::
Bjkas e parabens pelo blog...Passo por aqui todos os dias!
VANESSA

Rosalie said...

Muito legal Débora. Pena que eles não dão mais os albinhos quando revelamos fotos. Mas tenho alguns antigos aqui em casa e vou tentar fazer. Obrigada por compartilhar.
Beijos

Michella Souza said...

Adorei o PAP!
No Bompreço (Wallmart) eles ainda fornecem os albinhos quando revela. Ganhei 2 mês passado e já sei o que farei com eles...rs

Beijos e parabens pelo Blog

luciana sanches said...

uma graça! marrom é lindo demais! preciso de um desses para minha fotos! FELIZ blogversário......
bjoss,Luciana Sanches

Leticia Seki said...

oieeee!!! vou sim :D estou taooo felizzz! vamos marcar café, jantar, tudo..kkkk
quero muito conversar contigo pessoalmente :D adoro vc! bjksss!

Caroline Krieger said...

Nossa Dé, eu amei!
Obrigada pela dica, vou fazer tb.
Bjs

Anonymous said...

Ameiiii Dé!! Ficou lindo o mini!
Vou aproveitar alguns plásticos que tenho aqui ainda.
E estou como vc, atrás desses plásticos há um tempão!
Nem pra comprar a gente acha. Uma pena!!
Parabéns pelo niver do blog!
Manter um blog sempre atualizado como o seu não é mole não!
beijos

Débora Prass said...

Meninas que acharam no Wallmart, da próxima vez peçam uns extras pra mim, please? rs
Vanessa, não é papelão Paraná, ele costuma ser muito fino e maleável. É um papelão chamado Hoeller, ou você procura por papelão para encadernação.
Que bom que vcs gostaram, meninas! Bjs!

Karla Ribeiro said...

Olá Débora, que bom que te descobri por essa blogosfera!!! Também faço scrapbook e dou aulas também, tenho um ateliÊ em Vitória e seria muito legal se nos conhecessemos, passe no blog que adorarei receber sua visita, seus trabalhos são lindos e seu PAP foi fantástico!! Se quiser pode me ligar para conversarmos e marcarmos quem sabe um Crop!!Tenho muita dificuldade de encontrar scrapers em Vitória e já faço a 6 anos.
Um beijo grande
Karla Carneiro.

Sonia Oliveira said...

Adorei Dé,tenho um monte desses albuns,vou tentar fazer...bjossss

Fê Monção said...

Oieee
Achei teu blog pela andanças na net...e amei!!!!!
Esse PAP é tudo de bom...eu já visto esses albinhos encapados e agora tirou tods minhas dúvidas :)
Brigada!!!!!
Beijosss

Anonymous said...

Dé, eu fiz muito esse albinho na época! Tenho muitas fotinhas guardadas neles. Manda seu endereço pra mim, pois o q eu tinha era de Curitiba. Vou mandar alguns pra vc estou com vários em casa. tenho q revelar outras e vão vir mais, mandarei todos pra vc.
bjs.

Zilca said...

Obrigado Dé, ficou fofo. Tenho alguns e já vou começar a prepara-los.
Ficaram lindos.

Bjos

Vanessa Giora said...

Tudo de bom!!!
Brigadu pelo pap.

Unknown said...

Dé,
Este seu PAP me foi muito útil. Até hoje faço esses albinhos!
Beijo e obrigada!
http://barbaramichaella.blogspot.com

Fafa said...

Adorei!
Estava procurando algo assim pra montar um albinho da minha netinha pra dar pros tios,sabe como é né!
Todos que chega pra visitar pede uma foto,então porque não fazer alguns destes e dar proa amigos mais chegados?!
Assim que eu fizer ponho os creditos a você!
Obrigada pela dica!
Bjos!

Vivi said...

Que fofura esse albinho, Dé! Vou fazer em casa! Parabéns pelo aniversário do blog!!! Bjs

Unknown said...

oi Dé sempre tive uma duvida sobre os albuns comuns : o plastico nao tem acido? parabens pelo pap...

Débora Prass said...

Cristiane, nunca tive problema com esses álbuns que a gente ganha em lojas de revelação. Quanto aos outros álbuns, aqueles que a gente compra para fotos 10x15, desconfie dos muito baratos. Tenho alguns mais antigos que eu tenho os plásticos estão grudando nas fotos, mas são álbuns daqueles baratinhos. Mas os de boa qualidade, não tem problema, alguns vem até escrito que o plástico é acid free. Bjs!

Bianca Alonso said...

Demais esse pap! O álbum fica lindo! :)

Anonymous said...

Bom dia. Sou iniciante no assunto e gostaria de saber onde encontrar as ferramentas como o "crop a dile", boleador, cardstock? Quais as medidas do boleador? Assim como todos, não está sendo fácil achar os plásticos internos para compor o álbum... ABRAÇOS

Débora Prass said...

Você encontra essas ferramentas na Scraperia, que tem uma loja física em Curitiba, e um site (www.scraperia.com.br). Onde você mora? posso te indicar uma loja na sua cidade. O boleador é daqueles menores, com a ponta bem pequena mesmo, não sei qual é a medida. Os plasticos internos acho que estão em extinção mesmo! Bjs

Cheiro de vida Trabalhos Personalizados said...

Realmente, são muito bons seus pap's, alem de faceis, são simples de executar. Parabens!

Teacher Janaína said...

M_A_R_A_V_I_L_H_O_S_O!!!!

Vou tentar fazer mesmo!